Há sete anos que o Sporting não estava tão longe do líder da Liga portuguesa ao fim das 12 primeiras jornadas. A derrota em Barcelos, ante o Gil Vicente, por 3-1, na noite de domingo, coloca a equipa verde e brancos a 13 pontos do Benfica, primeiro classificado nesta altura (20 para 33 pontos).

Em dezembro de 2012, com o belga Franky Vercauteren no comando técnico, o Sporting empatou com o Nacional na Choupana no duelo da 12.ª jornada (1-1) e ficou, ao fim da mesma, a 20 pontos do líder, na circunstância o Benfica. Ao cabo desse jogo, os leões chegaram aos 12 pontos e estavam no 10.º lugar e o Benfica era primeiro na tabela, com 32 pontos.

Na análise desde essa pior distância, que engloba a prestação das primeiras 12 jornadas nas últimas oito épocas, o Sporting fez a melhor pontuação em 2015/2016: no período semelhante, era líder, com 32 pontos. Em 2013/2014, com Leonardo Jardim, os leões também lideravam à 12.ª ronda, mas com 29 pontos, inferiores aos 30 pontos de 2017/2018 - também com Jorge Jesus - que valiam, porém, o segundo lugar, a dois pontos do líder.

LEIA MAIS: todas as notícias do Sporting

Sem o quarto lugar ameaçado, independentemente do que aconteça no Sp. Braga-Rio Ave desta segunda-feira, este Sporting encontra mais semelhanças com o de Vercauteren no período em questão em dois aspetos. Tem o mesmo número de derrotas (quatro) e de golos sofridos (15), registos negativos nunca alcançados nas épocas compreendidas no intervalo desde essa época com Vercauteren.

Os dados foram elaborados para o Maisfutebol pelo SofaScore através das estatísticas da Opta.