O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou uma derrota ao Sp. Braga B na receção ao Belenenses, e ainda a subtração de dois pontos, por utilização irregular de Emídio Rafael no jogo da passada quarta-feira. Os «arsenalistas» terão ainda de pagar uma multa de 1275 euros.

O jogador também foi punido com um jogo de suspensão e uma multa de 663 euros pelo sucedido.

O Belenenses passa assim a somar 56 pontos, no topo da tabela classificativa. O Sp. Braga B perde três pontos (o do empate alcançado em campo e os dois de penalização), pelo que passa a somar 19, juntando-se a Freamunde e Trofense na cauda da tabela.

Emídio Rafael foi utilizado pela equipa principal do Sp. Braga no domingo, frente ao V. Setúbal, e jogou pela equipa B diante do Belenenses, na quarta-feira, antes de estarem cumpridas as 72 horas regulamentares de intervalo.

Um caso semelhante ao que envolve agora o F.C. Porto. Na reunião desta sexta-feira o Conselho de Disciplina decidiu abrir um processo disciplinar ao emblema azul e branco e aos jogadores Fabiano, Abdoulaye e Sebá, por alegada utilização irregular frente ao V. Setúbal, na Taça da Liga, menos de 72 horas depois de terem sido utilizados pela equipa B. Uma informação que já tinha sido adiantada durante a tarde, pela agência Lusa.

Referência ainda para Jorginho e Bruno Gallo, jogadores do V. Setúbal expulsos na receção ao F.C. Porto, em jogo referente à 12ª jornada, punidos com um jogo de suspensão.

O Conselho de Disciplina da FPF negou ainda provimento ao recurso apresentado por Rui Gomes da Silva, antigo administrador da SAD do Benfica, confirmando o castigo de onze meses e multa de 5.100 euros.