Godinho Lopes diz que Zakaria Labyad será reforço a partir da próxima época. O jovem holandês, que representa a seleção de Marrocos, chega em final de contrato com o PSV e assina por cinco épocas. «É uma excelente contratação, penso que ninguém tem dúvidas disso. Em Julho, quando os contratos estiverem assinados, informaremos pelas vias oficiais.»

A revelação de Godinho Lopes foi feita numa entrevista à RTP e segue-se a um anúncio do PSV: o clube holandês garantiu ter exercido o direito de opção sobre Labyad. O problema é que o jovem de não reconhece esse direito de opção e considera-se um jogador livre, tendo avançado para a FIFA.

Confiante que o organismo que rege o futebol mundial dará razão a Zakaria Labyad, o Sporting avança para a contratação do jogador. Ora por isso o avançado de 19 anos deverá tornar-se o primeiro reforço para a próxima época, chegando a custo zero uma vez que fica livre no final desta época.

Craque desde os 16 anos...

Labyad é um médio ofensivo/avançado que pode jogar sobre as alas ou no apoio ao ponta de lança. Nascido a 9 de Março de 1993, em Utrecht, Labyad começou por jogar nos amadores do Elinkwijk até que aos 11 anos foi descoberto pelo PSV, fazendo toda a formação no clube de Eidhoven.

Em 2009, ainda com apenas 16 anos, Labyad estreou-se pela equipa principal, num jogo da Liga Europa com o Hamburgo, substituindo Bakkal. Durante muitos anos permaneceu em casa dos pais em Utrecht, fazendo todos os dias os mais de cem quilómetros que separam Utrecht de Eidhoven.

... que gosta de inspirar no amigo Afellay

Mais tarde, quando se impôs como jogador da equipa principal, Labyad acabou por mudar-se para Eidhoven, onde divide apartamento com Samir Afellay, irmão de Ibrahim Afellay. Curiosamente, os irmãos Afellay são também naturais de Utrecht e o jogador do Barcelona é o ídolo de Labyad.

O estilo de futebol é aliás muito semelhante, sendo ambos jogadores que gostam de jogar sobre as alas ou soltos no apoio ao ponta-de-lança, muito rápidos e habilidosos com a bola, embora fisicamente não sejam fortes. Ambos chegaram ao PSV muito jovens e fizeram aí toda a formação.

Labyad tem porém uma grande diferença: nas camadas jovens representou as seleções holandesas, mas recentemente, e em homenagem aos pais, optou pela seleção de Marrocos. Ao contrário de Afellay, que apesar de ser de origem marroquina preferiu ficar com a seleção holandesa.

Adeptos do PSV não lhe perdoam a saída

Refira-se por fim que a transferência de Labyad para o Sporting já estava iminente desde que Carlos Freitas admitira o interesse no jogador, no dia 5 de Janeiro, referindo até que o Sporing já tinha comunicado ao PSV as movimentações que estava a fazer para assegurar o jogador a custo zero.

A partir dessa altura, Labyad ficou com vida difícil no PSV, sendo muitas vezes assobiado e criticado pelos adeptos que não lhe perdoavam a traição. Labyad viveu até momentos difíceis e remeteu-se por isso ao silêncio. Apesar disso, nunca deixou de ser titular na formação de Eidhoven.

Veja como joga o reforço leonino:



[artigo original: 18h54]