O Sporting publicou no seu site oficial um esclarecimento sobre a forma como Wolfswinkel festejou o golo ao Genk, nesta quinta-feira. Depois de dois jornais desportivos terem feito referência ao dedo do meio espetado captado pelas imagens fotográficas, os leões vêm dizer que o avançado holandês se limitou a repetir um gesto que lhe é habitual.

«Como é verificável através da visualização das imagens vídeo do momento de celebração o jogador repete um gesto que lhe é habitual, beijando o dedo anelar, erguendo o braço e baixando-o de imediato, sem qualquer pausa que fundamente a leitura que o referido jornal procura veicular», diz o esclarecimento do Sporting, com link para um vídeo no Youtube do momento em causa.

«A visualização das imagens vídeo permite ainda perceber que instantes antes desse gesto o jogador saúda os adeptos no momento em que é abraçado pelos colegas», prossegue o Sporting, para salientar depois o «comportamento exemplar, respeitador e sempre disponível do jogador em causa».

O gesto de Wolfswinkel é referido nas edições dos jornais Record e A Bola, como pode ver aqui. A imagem em questão pode ser vista aqui.

Ao início da tarde, entretanto, numa página do Twitter que se diz oficial de Van Wolfswinkel, e que apenas tem tweets com a data de hoje, são reproduzidas declarações do jogador a garantir que nunca fez um gesto de desagrado dirigido aos adeptos: «Eu nunca reagiria assim. Especialmente contra os nossos adeptos. Eles são os melhores, nos tempos bons e nos maus. Força Sporting.»

(Artigo atualizado)