Jorge Jesus, treinador do Sporting, em declarações na sala de imprensa do Estádio José Alvalade após a derrota com o Barcelona por 1-0 para a Liga dos Campeões:

«Ao intervalo disse aos jogadores que tínhamos uma grande oportunidade de ganhar ao Barcelona. Nos primeiros 45 minutos fomos uma equipa com organização defensiva espectacular. Soubemos tirar espaço ao ataque posicional do Barcelona. Na segunda parte, com 0-0, disse aos jogadores que só precisávamos de modificar algumas questões com bola para ganharmos ao Barcelona.

Levámos um golo de bola parada, num lance com três tabelas. Perder com o Barcelona com um autogolo ainda custa mais.

Depois de estarmos a perder tivemos de subir mais. Arriscar contra uma equipa que tem uma fase de construção como ninguém.

O Barcelona teve mais posse de bola, como é normal. Mas é uma posse de bola que os adversário, neste caso o Sporting deixou ter. Parabéns aos jogadores do Sporting.

Eu saio daqui com sensação de que, se houve um dia em que tinha a oportunidade de ganhar ao Barcelona, esse dia foi hoje. Não sei se voltaremos a ter essa oportunidade.

Corremos muito. O Barcelona obrigou-nos a isso, porque obriga os adversários a correr atrás da bola. Agora é recuperar os jogadores para domingo [contra o FC Porto].»

[Confiante no apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões?]

«Quando jogas com os melhores e tens este comportamento e uma chance para pontuar e deixas fugir essa chance, é difícil teres outra oportunidade. Estivemos bem taticamente, fomos espectaculares: tivemos uma qualidade qualidade tática e disciplina muito boas. Mas o que fica é que somas zero pontos e no fim das contas pensas que tiveste aquela oportunidade de pontuar e não conseguiste. Hoje perdemos essa oportunidade.»

[Sobre a arbitragem, que castigou os jogadores do Sporting com muitos amarelos: seis no total e todos antes dos 60 minutos]

«Estava a esquecer-me desse pormenor. O árbitro queria amarelar os jogadores do Sporting por tudo e por nada. Para quê? Para não teres a mesma intensidade defensiva. Este árbitro soube tirar agressividade ao Sporting. Fomos uma equipa muito bem posicionada taticamente, mas fomos perdendo alguma agressividade porque este árbitro empurrou-nos um bocadinho. Se começar a contar, se calhar o Rui Patrício e mais um é que não tinham levado amarelos. Mas estão aqui a dizer-me que foram seis [n.d.r.: seis jogadores amarelados]. Aos jogadores do Barcelona, avisava-os: aos jogadores do Sporting, não. Toma lá o amarelo.»

[Atitude do Sporting é replicável para outros jogos, em particular já no próximo fim de semana contra o FC Porto?]

«Não podemos olhar para todos os jogos da mesma maneira. Com o Moreirense tens uma forma de jogar completamente diferente. Aí és tu o Barcelona.

Quando Jogas com Barcelona ou o Real Madrid, aí tens de ter uma grande capacidade tática do ponto de vista defensivo. Tens de saber fechar espaços. Quando joga contra estas equipas, o Sporting mostra que tem um nível alto.»