O destino de Portugal na Taça das Confederações está nas mãos de Júlio Baptista, médio brasileiro que joga atualmente no Orlando City da MLS dos Estados Unidos. O antigo internacional pelo Brasil, que venceu o troféu em duas edições consecutivas (2005-2009), será a figura maior do sorteio agendado para 26 de novembro.

Júlio Baptista recordou, em declarações à FIFA, os grandes momentos que passou na competição: «Alguns dos momentos mais brilhantes da minha carreira aconteceram durante a Taça das Confederações. Na realidade, a minha primeira internacionalização pela Brasil foi contra o Japão, na edição de 2001», explicou.

Para o médio brasileiro, «a ideia de juntar todos os campeões continentais numa só competição é fantástica», razão pela qual se sente «orgulhoso pelo envolvimento de alguma forma na edição de 2017».

As oito seleções participantes serão divididas em dois grupos de quatro, sendo que os dois primeiros passam às meias-finais da competição.

A Taça das Confederações tem lugar na Rússia e arranca a 17 de junho. As seleções que vão marcar presença na edição de 2017 são a Alemanha, Campeã do Mundo, a anfitriã Rússia, Portugal, vencedor do Euro 2016, a Austrália, representante da zona asiática, o Chile, campeão da Copa América, o México, da CONCACAF e a Nova Zelândia, da Oceânia. A seleção africana participante será conhecida em fevereiro, assim que for apurado o vencedor da Copa Africana das Nações.

A final está agendada para dia 2 de julho, em São Petersburgo.