O tenista português Frederico Gil saiu do «top-100» do ranking ATP, onde se mantinha desde Maio de 2010. A eliminação na segunda ronda do torneio «challenge» de Nápoles fez com que o número um português caísse 17 posições, para o 101.º posto, com 546 pontos.

Rui Machado, o segundo luso no «ranking», subiu duas posições e ocupa o 122.º lugar, com 442 pontos. O espanhol Rafael Nadal mantém-se como número um mundial, apesar da eliminação nas meias-finais do torneio de Banguecoque, e é seguido pelo sérvio Novak Djokovic e pelo suíço Roger Federer.

Michelle de Brito mantém o 198º lugar

No ténis feminino, Michelle Larcher de Brito continua a ser a melhor portuguesa, na 198.ª posição, com 285 pontos. Maria João Koelher subiu ao segundo lugar luso, ao atingir o 407.º posto, o seu melhor de sempre.

A tenista norte-americana Serena Williams manteve a liderança do «ranking», apesar de não competir desde a vitória no torneio de Wimbledon, em Julho. Serena tem agora pouco mais de 300 pontos de avanço sobre a dinamarquesa Caroline Wozniacki. Na terceira posição continua a mais velha das irmãs Williams, Venus.