A tenista Maria Sharapova vai ser suspensa preventivamente a partir de 12 de março, anunciou a Federação Internacional de Ténis (ITF).

A antiga número mundial, de 28 anos, revelou nesta segunda-feira que teve um controlo positivo a meldonium, uma substância que toma desde 2006, mas que se tornou proibida no início deste ano. Em defesa própria, Sharapova assumiu que não tinha visto a lista atualizada de substâncias proibidas mas assumiu o erro.

De acordo com a ITF, a tenista de 28 anos foi controlada a 26 de janeiro, num teste que revelou a presença do referido produto proibido.

Assim, segundo a ITF, pelo facto de a substância estar entre as proibidas pela Agência Mundial Antidopagem e pelo seu próprio programa antidoping, Maria Sharapova será suspensa preventivamente a partir de 12 de março, até que o caso esteja resolvido.

Entretanto, a Associação Feminina de Ténis (WTA) sublinhou que o organismo apoiará as decisões que forem tomadas neste caso.

«Fiquei muito triste ao tomar conhecimento das notícias acerca da Maria [Sharapova]. Ela é uma líder e sempre a considerei uma mulher de enorme integridade. Apesar de tudo, como Maria reconheceu, é responsabilidade de cada uma das jogadoras saber o que ingere e o que é ou não permitido», acrescentou o presidente da WTA, Steve Simon.

Sharapova, recorde-se, venceu cinco torneios do ‘Grand Slam’ ao longo da carreira, incluindo os Grand Slam australiano em 2008.