A Confederações-2013 é a primeira grande prova de fogo que o Brasil terá, para mostrar que tem mesmo condições para organizar um grande Mundial-2014.

Dentro de precisamente um mês, a 15 de junho, começará, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, o ensaio-geral para o Mundial-2014.

Apesar de ainda estar longe de ser uma prova de referência no calendário internacional a nível desportivo, a FIFA olha, cada vez mais, para a Taça das Confederações como uma competição capaz de simular, com a proximidade possível, a exigência de uma organização de um mundial de futebol.

Por isso, passou a ser uma regra que, um ano antes de cada Campeonato do Mundo, o país organizador acolha uma prova bem mais pequena e menos representativa, mas que, a uma escala reduzida, antecipa determinados procedimentos que serão necessários dominar quando chegar a altura de organizar o Mundial.

Desde logo, entre os 12 estádios que vão acolher partidas do Mundial-2014, seis deles farão parte do menu para a Confederações, o que garante já uma boa percentagem de cumprimento de obras a um ano do evento principal.

Entre 15 e 30 de junho, seis recintos que, daqui a um ano, também estarão a receber jogos do Mundial-2014, acolherão as partidas da Confederações: Mineirão (Belo Horizonte), Castelão (Fortaleza), Arena Pernambuco (Recife), Nacional Mané Garrincha (Brasília), Maracanã (Rio de Janeiro) e Arena Fonte Nova (Salvador).

CONFEDERAÇÕES-2013

(15 a 30 de junho, no Brasil)

CIDADES SEDE: Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Salvador

ESTÁDIOS e capacidade: Mineirão (62.547), Castelão (64.846), Nacional Mané Garrincha (70.064), Arena Pernambuco (44.248), Fonte Nova (48.747) e Maracanã (78.838)

SELEÇÕES PARTICIPANTES: Brasil, Espanha, Japão, México, Uruguai, Taiti, Itália, Nigéria