Com a eliminação do Boavista e o apuramento do V. Setúbal para a final, ficou muito complicado que o sexto lugar possa dar acesso à Taça UEFA. Seria necessário que o Benfica vencesse a final e que ao mesmo tempo não ficasse acima do quarto lugar. Algo improvável, portanto. Ora nesse sentido Manuel Machado diz que a solução que sobra ao V. Guimarães é atacar o quinto lugar. Que está apenas a um ponto.
«Na situação actual, é o Boavista que está mais próximo de nós e é o Boavista que nós teremos de ultrapassar». «Não vai ser fácil, mas é na esperança dessa ultrapassagem que trabalhamos em cada dia». Por isso há que ganhar o próximo jogo. «O Belenenses é uma equipa que começou muito bem a prova, depois entrou numa fase de alguma obscuridade, há um mês atrás deu outro safanão e voltou a haver um discurso por parte dos seus responsáveis no sentido de serem também candidatos à Europa».
Ora o facto de defrontar um candidato à Europa, no seu próprio terreno, prevê naturais dificuldades para o V. Guimarães. Mas não lhe tira a ambição de ganhar. «Vamos encontrar um Belenenses a querer rectificar as últimas prestações que não foram tão boas como se calhar seria desejado em Belém e por isso estou a prever um jogo de alta dificuldade para o Vitória. Mas não será diferente do jogo de Leiria, do jogo de Barcelos e do jogo com o Marítimo, que foram as últimas deslocações que fizemos. E, não sendo diferente, aquilo que desejaríamos era que o desfecho também não fosse diferente, ou seja, que o Vitória saísse de Belém com um resultado tão positivo como os que conseguiu nas últimas três deslocações».