O cartão amarelo visto na Suíça deixa Manuel Fernandes de castigo para a segunda-mão deste play-off de acesso ao Europeu sub-21. Uma baixa muito importante, claro, num jogador nuclear. Varela diz que sim, também, mas não deita as mãos à cabeça. «O Manuel Fernandes é um excelente jogador, é imprescindível», começa por dizer. «Mas temos outros excelentes jogadores que o podem fazer bem o papel dele».
De uma penada fica arrumado o assunto e pode partir-se para mais. Para o estado de espírito da equipa, por exemplo. «Estamos super motivados, queremos estar todos no Europeu, que é um grande palco, e estamos com muito entusiasmados à espera deste jogo», garantiu o avançado sportinguista. «Vamos jogar para ganhar, como sempre, e respeitando muito o adversário que sabemos que é forte».
Não se apurar para o Campeonato da Europa seria, de resto, «uma enorme frustração», nas palavras de Varela, mas qualquer que seja o resultado Portugal tem de sair desta fase de apuramento, acrescenta, «de cabeça levantada por tudo o que fez».
Pelo caminho avisa que a selecção tem de ter muito cuidado «com o contra-ataque da Suíça que é muito perigoso e com a forma como pressiona forte», adiantando que se deve também aproveitar aquele que Varela considerar ser o ponto mais fraco deste adversário, «as bolas para as costas da defesa». Um aproveitamento aliás que poderia beneficiar com a presença dele próprio em campo. «Espero jogar para poder ajudar a equipa, como qualquer jogador pretende fazer. Se não o fizer, vou esperar pela minha oportunidade».