Foi revelado nesta segunda-feira o vídeo que Guardiola mostrou ao plantel do Barcelona minutos antes do apito inicial da final da Liga dos Campeões, que a equipa espanhola acabou por vencer.
O técnico encomendou o vídeo a um amigo jornalista, e incluiu uma exigência e uma contrapartida. A exigência era que a película incluísse imagens do filme «Gladiador» e também imagens de todo o plantel. Em contrapartida, o vídeo seria depois exibido pela TV3 da Catalunha, estação televisiva onde trabalha o jornalista a quem Guardiola fez o pedido. Foi isso que aconteceu nesta segunda-feira.
Durante pouco mais de sete minutos surgem alguns dos melhores momentos de cada jogador do Barcelona, ao longo da temporada. Dos mais utilizados aos menos requisitados, todos tiveram direito a alguns segundos de destaque. Sempre com imagens do «Gladiador» a fazer a ligação ao palco da final. De resto, há uma parte em que aparece o actor Russell Crowe, protagonista do filme, a dizer «Havia um sonho, que era Roma».
Depois entram as imagens do anúncio que a Nike fez, dedicado ao Barcelona. Nele se vê os jogadores à entrada do túnel de acesso ao relvado. Na versão original do anúncio aparece ainda a voz de Guardiola a traçar a filosofia da equipa: «Somos o centro do campo. Somos a nossa precisão. Somos o nosso esforço. Somos os avançados que defendem, somos os defesas que atacam. Somos a nossa velocidade. Somos o respeito pelos nossos rivais, somos o reconhecimento dos nossos rivais. Somos cada golo que fazemos, somos aqueles que procuram sempre a baliza contrária. Somos um.»
No vídeo exibido no balneário, porém, terá sido cortada a «voz off» de Guardiola.
Veja o vídeo que foi exibido ao plantel do Barcelona, pouco antes de se sagrarem campeões europeus: