Este sábado, 10 de agosto, será oficialmente o Sir Bobby Robson National Football Day em Inglaterra.

A data, decretada oficialmente pela FA, está integrada nas comemorações do 150.º aniversário da Federação Inglesa de Futebol, coincide com o arranque oficial da época 2013/14 em Inglaterra (a quatro dias da seleção inglesa receber a Escócia, em Wembley) e destaca a importância que o antigo treinador de F.C. Porto e Sporting teve na história do futebol britânico.

Após consultar a viúva de «sir Bobby», Elsie, os responsáveis da FA prepararam um vasto programa que envolve 150 clubes, de diferentes níveis e escalões, com a intenção de promover o desenvolvimento do futebol.

«Estou muito sensibilizada e entusiasmada com esta ação da FA», referiu Elsie. Citada pelo «Guardian», a viúva de Bobby Robson aponta: «Bob lançou a Sir Bobby Robson Foundation, de luta contra o cancro em 2008 e desde o início a FA esteve empenhada em ajudar-nos. Ele teria adorado ver iso e penso que esta é uma iniciativa muito adequada».

Bobby Robson morreu em 2009, com 76 anos, depois de uma longa batalha contra o cancro. Passou mais de 60 anos dedicado ao futebol e tem estátuas em St James' Park e em Portman Road, marcando as suas passagens por Newcastele e Ipswich.

Como selecionador inglês, levou a equipa nacional às meias-finais do Itália-90 e aos quartos-de-final do México-1986.

Nesta megahomenagem a nível nacional, vários jogadores prestam o seu testemunho sobre a influência que Bobby Robson teve nas suas carreiras. De Gary Lineker a Paul Gascoigne ou Alan Shearer, serão imensos os futebolistas ou antigos futebolistas a juntar-se à iniciativa.

Elsie, a viúva de Robson participará em ação no Sir Bobby Robson Football Centre em Sacriston, Durham, perto da zona onde ele jogou em adolescente.

Entre muitas outras iniciativas, jogar-se-á o Newcastle-Sp. Braga, em St. James Park. Outros eventos planeados incluem um festival de futebol feminino, um jogo de futebol de praia em Dorset, um memorial em Netherton United, Peterborough e um torneio com o AC Paulista FC em Lewisham, Londres.

Em entrevista vídeo concedida ao site da FA, André Villas-Boas, técnico do Tottenham, recordou Bobby Robson.

O técnico português deve muito a «Sir Bobby»: em adolescente, foi por ter abordado o então treinador do F.C. Porto que Villas-Boas deixou de ter como objetivo ser jornalista e passou a querer ser treinador.

«Tinha a ideia de ser jornalista. Fez-me ver jogos e estatísticas para ele, autorizou-me a ir cursos da FA e da federação escocesa. Devo-lhe muito», comentou Villas-Boas.

Naquilo que parece ser uma «alfinetada» a Mourinho, André Villas-Boas comentou: «Não havia «mind games» com sir Bobby».

«Tentei usar bons valores enquanto treinador, valores de respeito, e o exemplo de sir Bobby foi inspirador nesse aspeto», observou Villas-Boas.

«Sucesso e admiração» são os legados que, na perspetiva de André Villas-Boas, Bobby Robsob deixou.

Veja o vídeo da entrevista de André Villas-Boas