André Villas-Boas estreou-se no banco do Chelsea, na Premier League, com um empate a zero no estádio Britannia, casa do Stoke.

O Chelsea apareceu bem organizado, mas lento e com escassas soluções na frente. A segunda parte foi bem melhor do que a primeira e nesse período os londrinos poderiam ter marcado.

Primeiro aos 55 minutos, com Obi Mikel a chutar de longe para grande defesa de Begovic. Depois, já com Anelka no lugar de Malouda, aos 71 minutos, com o francês a rematar e o guarda-redes Begovic a defender para a barra.

O Chelsea lutou até ao fim pela vitória, já com Drogba, Anelka e Torres na frente. Mas sem jeito. O Stoke foi um adversário muito duro. Forte como poucos atrás, lutador no meio-campo e sempre incómodo na frente, até a partir de lançamentos de linha lateral.

Apesar do empate desconfortável, algumas boas notícias para Villas-Boas. Bosingwa foi dos melhores, Ramires está muito forte e Torres reapareceu em forma e empenhado, embora sem marcar.

A primeira parte

Os primeiros 45 minutos de André Villas-Boas foram muito difíceis, como se esperava.

O Chelsea teve muito mais tempo a bola, mas jogou quase sempre devagar. Bem organizado, sim, mas sobretudo previsível, sem capacidade para criar desequilíbrios.

Bosingwa, o único português no «onze», combinou algumas vezes com Ramires, mas tudo somado foi de menos. Apenas um remate à baliza, nenhuma verdadeira oportunidade de golo. Bons sinais de Torres e Lampard e trabalho árduo para a defesa, muiro pressionada pelo poder físico do Stoke.

O Chelsea apareceu a jogar com três médios e três avançados. No meio-campo, dois elementos praticamente em linha, Ramires e Mikel. Lampard à frente deles, no papel de número «10». Depois os três avançados, bem abertos.

O primeiro «onze» de Villas-Boas no Chelsea

Bosingwa foi titular na estreia de André Villas-Boas no banco do Chelsea. Eis o primeiro «onze» do treinador português, escolhido para defrontar o Stoke: Cech; Bosingwa, Alex, Terry e Cole; Mikel, Lampard e Ramires; Kalou, Torres e Malouda. O banco é impressionante: Hilário, Paulo Ferreira, McEachran, Ivanovic, Benayoun, Drogba e Anelka. David Luiz está lesionado.