Vítor Baía dedica-se ao ensino superior, para construir bases para o seu futuro profissional. No final desta época, pendurou as luvas e assumiu o cargo de Director das Relações Externas do F.C. Porto. Aos 37 anos, quer ser mais que um símbolo, preparando-se para regressar aos estudos, no curso de Gestão do Desporto.
O Instituto Superior da Maia (ISMAI) vai receber um aluno especial, que se distinguiu na primeira época de acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos. Entre os colocados, o antigo internacional português acabou por conseguir a melhor nota, divulgada recentemente: 17 valores!
Segundo as informações recolhidas pelo Maisfutebol, o acesso é determinado pela média entre uma prova específica realizada pelos candidatos (Introdução à Educação Física), uma entrevista individual e o currículo. Ora, um currículo como o de Vítor Baía, consagrado como o atleta com mais títulos a nível mundial, é um belo cartão de visita.
Refira-se, de qualquer forma, que a entrevista valeu 20 por cento da nota, o currículo ficou-se pelos 30 por cento e a restante percentagem (50) foi determinada pelo desempenho na prova de avaliação.
A soma destes requisitos colocou o ex-guarda-redes às portas do instituto superior, por forma a Vítor Baía desenvolver conhecimentos que permitam reforçar a aposta na vertente directiva, com o fato e a gravata a substituírem o equipamento e as luvas.