Joel Pohjanpalo, jovem avançado do HJK Helsínquia, foi um dos destaques da última semana futebolística ao assinar um «hat-trick» em apenas 2 minutos e 42 segundos. Não é um recorde mundial, mas é um feito de assinalar para o jovem finlandês de 17 anos na sua estreia pela equipa principal.

Aconteceu na primeira jornada do campeonato finlandês. O etermo favorito HJK até estava a perder, consentindo o primeiro golo, pouco depois do intervalo. Foi então que o jovem Pohjanpalo entrou em ação, com três golos que lhe deram protagonismo nos vídeos do Facebook. O primeiro de cabeça, o segundo, à meia volta, com o pé esquerdo, e o terceiro com o pé direito, fora da área. Um «hat-trick» perfeito, com três golos diferentes separados por apenas dois minutos e 42 segundos.

Um feito para um jovem que está a começar a carreira, mas não foi o mais rápido. Há o registo de um sueco que, sem reconhecimento oficial, terá marcado um «hat-trick» em apenas 89 segundos, na vitória do Hassleholm sobre o Landskrona, na segunda divisão da liga sueca, em 1995. Em termos oficias, o recorde pertence a Tommy Ross, avançado do Ross County, que assinou um «hat-trick» frente ao Nairn, em Novembro de 1964, em 90 segundos.

Com mais tempo, mas também com mais protagonismo, Marco Van Basten, com a camisola do Milan, precisou de seis minutos para marcar três golos à Atalanta em 1991/92, recorde da Série A que perdura até à atualidade. Mais recentemente, em 2003, Fillippo Inzaghi, ao serviço da seleção italiana, também marcou três golos, em apenas 11 minutos, na vitória sobre o País de Gales.

Na Liga dos Campeões, o «hat-trick» mais rápido pertence a Bafetimbi Gomis, avançado do Lyon que precisou apenas de sete minutos para marcar três golos ao Dínamo Zagreb, esta temporada, num jogo que esteve sob investigação devido ao resultado anormal (7-1).

Veja os três golos de Joel Pohjanpalo em tempo real: são menos de três minutos: