Éric Abidal falou esta segunda-feira da luta contra o cancro no fígado e garantiu que é um homem novo depois de ultrapassar a doença que o atingiu nos últimos meses. «Mudou a minha vida, e sobretudo o meu carácter», disse o francês em declarações ao programa «El Marcador», da Barça TV.

«A sorte que nós temos é a de ir ao hospital todos os anos ver algumas crianças doentes e poder-lhes dizer que têm que lutar e animar-se. Esse discurso foi o que tive bem presente durante esta doença», adiantou o defesa, considerando que «os aplausos que ouvia no estádio» o encheram de força para lutar.

De resto, e mesmo durante todo este processo, Abidal nunca deixou de pensar na equipa. «No dia que soube do tumor estive na Cidade Desportiva para dizer aos colegas que vinha aí um jogo importante com o Getafe, e que não se preocupassem comigo, que me iam abrir, tirar um bocado do fígado e já estava.»

O Barcelona ganhou mesmo o jogo, foi campeão e agora luta por vencer a Liga dos Campeõs. Abidal gostava de estar em Wembley, claro. «Faltam duas semanas para Wembley e a sorte é que os preparadores físicos conhecem-me muito bem e ponderão colocar-me em plena forma para esse dia.»