O Portimonense tem-se revelado, ultimamente, como um dos principais «centros de recrutamento» da Académica. Na época passada, os estudantes «pescaram» no Algarve o médio Nuno Coelho e o lateral Emídio Rafael, entretanto transferido para o F.C. Porto. Já na última pré-temporada, foi a vez de chegar Diogo Melo.

O brasileiro tem sido um dos esteios da equipa de Jorge Costa, jogando como médio de transição ou até na posição 6, como aconteceu no jogo com o F.C. Porto. O jogador diz não ter preferência pela posição pois o que lamenta mesmo em relação a essa partida é aquilo de que todos falaram: as condições do relvado.

«Estava complicado, nao havia como fazer dois passes seguidos. Temos de nos adaptar rápido a isso. Tentámos jogar, mas, infelizmente, o relvado não estava nas melhores condições. O árbitro entendeu que devia haver jogo e não pensámos muito nisso», recordou.

Por falar em recordações, o jogador não esquece o próximo adversário, justamente o Portimonense, por uma razão especial: «É o clube que me trouxe para a Portugal, estou muito agradecido por aquilo que lá passei, mas agora estou na Académica e vou fazer tudo para ganhar.»

Por ser um conhecedor da equipa de Portimão, Diogo Melo sabe do que fala quando lhe é pedido o raio-x da formação de Litos: «O Portimonense tem uma equipa muito boa, jovem, irreverente e com jogadores de qualidade.Vai ser um jogo difícil mas, concentrados, temos boas hipóteses de ganhar. Do meio-campo para a frente, têm jogadores rápidos, sobretudo dois extremos velozes. É uma equipa muito perigosa.»