O presidente da Académica, José Eduardo Simões, manifestou a sua consternação e enorme tristeza pela morte do ex-jogador da Académica João Manuel, que faleceu esta quarta-feira, em Guimarães, vítima de doença prolongada.
«Sentimo-nos englobados e consternados por esta morte tão prematura de um atleta que em pouco tempo passou de um lugar ao sol para outro», referiu à Agência Lusa, manifestando ainda o desejo de se associar a qualquer evento de solidariedade, tal como o fez em Março, no Estádio Cidade de Coimbra, com a realização de um jogo particular, onde estiveram cerca de cem amigos e colegas do ex-jogador.
«Sei que deixou duas crianças jovens, uma de 12 e outra de 9 anos e isso dói», concluiu, enquanto surgia uma mensagem no site oficial da Académica: «O mundo está mais pobre. Perdemos um campeão. Um campeão dos relvados, da amizade, da vida. João: onde quer que estejas não estás sozinho».
O Moreirense, último clube de João Manuel, também fez questão em referir-se ao seu ex-atleta. Para além de alguns jogadores já se terem deslocado ao hospital de Guimarães, onde João morreu, surgiu uma mensagem no site oficial, manifestando a «solidariedade no momento de profunda tristeza que atravessa a família, pelo trágico desaparecimento do futebolista João Manuel, atleta que muito honrou a camisola do clube e prestigiou o futebol nacional».
Em Leiria também é momento para tristeza, dado que João Manuel representou a União durante várias época. «Vêm por este meio, a direcção, administração, funcionários e atletas apresentar as condolências à família do atleta que representou este clube nos nove anos que antecederam a época de 2004/05, desde 01.08.1995 até 30.06.2004», lia-se no site oficial do clube, enquanto o presidente João Bartolomeu transmitiu a sua dor em declarações à agência Lusa, falando no «desaparecimento de um grande homem»:
«Foi um grande profissional, um grande homem, que deu tudo pela União de Leiria e pelos outros clubes que representou. É uma pena ter desaparecido tão jovem. Vamos recordá-lo para sempre. Sem ele, o futebol português fica mais pobre».
A União de Leiria anunciou, ainda, ter pedido autorização à Liga Portuguesa de Futebol Profissional para respeitar um minuto de silêncio em homenagem a João Manuel no próximo domingo, antes do início do encontro com o Rio Ave, para a 34ª e última jornada da Superliga.