Jorge Franco, adepto português que estava a percorrer o Brasil com o objetivo de ligar de bicicleta as 12 cidades sede do Mundial foi atropelado e será submetido a uma operação cirúrgica.

O adepto que acompanha Portugal em grandes competições desde o Mundial de 1986, no México, partiu de Setúbal para o Brasil no dia 11 janeiro, tendo estabelecido como meta fazer 150 a 180 km por dia. Começou a aventura de bicicleta em Porto Alegre e faria no total 20 mil quilómetros, vestido com as cores da seleção e acompanhado por duas bandeiras de Portugal.

Quando fazia o percurso entre Curitiba e Brasília foi abalroado por um carro, que lhe bateu na roda traseira, fraturando o fêmur da perna esquerda. «Eu seguia pela faixa de segurança da estrada, em princípio reservada para ciclistas ou circulação de emergência, quando um carro me abalroou por trás. O individuo que me atropelou tentou resolver a situação de forma amigável, mas chamei as autoridades dado à minha condição e fui bem tratado por todos», escreveu Jorge Franco no blog em que ia relatando a viagem.

«Foi duro a todos os níveis, a nível fisico parti o fémur da perna esquerda ( a mesma que há 20 anos já tinha partido a tíbia e perónio num outro acidente ), a nível psicológico foi ver cair por terra o meu sonho ao qual me dediquei durante tantos meses e que directa ou indirectamente envolvi tantas pessoas».

«Fui levado para observação para um hospital em S.Paulo, mas depois fui reencaminhado para Campinas com a ajuda de uma pessoa que colabora com a Federação Portuguesa de Futebol. Dos 20 mil quilómetros só consegui concretizar 1000, consegui visitar somente dois estádios em duas cidades, Porto Alegre e Curitiba», explicou.

«Apesar deste acidente o azar não me demove, penso que dentro de mês e meio já estou bom e já estou a pensar noutra forma de completar a viagem. Não será de bicicleta, dado à minha condição física, mas talvez seja de carro, ou de transportes públicos, ainda vou ponderar. Quero agradecer todo o apoio recebido e deixo a promessa que isto não fica por aqui».

Jorge Franco já fez muitas loucuras pela Seleção Nacional. Em 2010, por exemplo, atravessou o continente africano de caravana só para estar no Mundial da África do Sul. Em 2012, pedalou de Palmela a Opalenica, na Polónia.