A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) repudiou, na segunda-feira, as declarações do diretor da secção de futsal do Sporting, Miguel Albuquerque, sobre a arbitragem do Sporting-Benfica, no terceiro jogo da final do play-off do campeonato nacional.

«Dada a gravidade das acusações proferidas, relativamente à equipa de arbitragem e à suposta forma como a mesma se dirigiu aos jogadores do Sporting, em diversas ocasiões, a APAF exige que sejam apresentadas provas da real existência dos comentários dos referidos árbitros», pode ler-se no comunicado do organismo representativo dos árbitros.

A APAF qualifica o nível e tom de discurso apresentado por Miguel Albuquerque como «lamentável» e considera que o mesmo «não se coaduna com os valores de uma instituição como o Sporting».

No entendimento da APAF, a «brutal agressão» sofrida pelo terceiro árbitro, Sérgio Magalhães, na manhã de segunda-feira, por parte de elementos encapuzados, quando se dirigia para o seu local de trabalho, «pode, naturalmente, ser reflexo dos discursos incendiários» que diz continuam a existir.

«A APAF não pode aceitar este incendiar constante que os responsáveis dos clubes insistem em manter e irá analisar em conjunto com os árbitros, ao longo dos próximos dias, qual o devido seguimento a dar a este triste episódio», pode ainda ler-se no comunicado daquele organismo, que irá apelar junto das autoridades competentes para que a segurança destes árbitros e respetivas famílias seja desde já assegurada.

No final da partida Sporting-Benfica, do play-off da final do campeonato nacional, o diretor do futsal dos leões, Miguel Albuquerque, teceu fortes críticas à arbitragem, considerando o que se passou no pavilhão João Rocha «uma vergonha».

«Não queremos ser favorecidos, mas apenas que respeitem o Sporting. Nos dois primeiros jogos da final houve entradas violentas e os árbitros seguraram os jogos. Hoje (domingo) dois senhores estragaram o jogo e no final o árbitro Wilson Soares disse ao Divanei para se ir f……!», afirmou Miguel Albuquerque no final da partida, no domingo, que terminou com a vitória do Benfica por 9-6, após prolongamento.

Entretanto, o terceiro árbitro da partida, Sérgio Magalhães, foi agredido com um pau junto ao seu local de trabalho e teve de receber tratamento hospitalar, tendo sido apresentada queixa junto das autoridades policiais.