Luciano Amaral foi um dos jogadores mais audazes do V. Guimarães no primeiro confronto oficial da época, com o Basileia, para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O defesa-esquerdo conquistou a titularidade e está a postos para afirmar-se na Cidade Berço, após uma temporada em que esteve às portas de ser dispensado. O confronto com os suíços continua a dominar as conversas na sala de imprensa e o brasileiro reconhece que a importância da primeira eliminatória teve algumas consequências no futebol do V. Guimarães.
«O facto de jogarmos uma competição tão importante mexeu com a equipa. O Basileia é uma formação inteligente, é o campeão suíço, sabe jogar e tem experiência. Nós ainda estamos verdes na competição, mas a euforia do primeiro jogo já passou. Não queremos ficar de fora e teremos de jogar com mais cabeça e não só com vontade», indica.
O tira-teimas marcado para o St. Jakob Park não esmorece a ambição do defesa do V. Guimarães: «Temos um sonho e acredito que com trabalho, determinação e o empenho de todos podemos conseguir passar o Basileia. A ansiedade que tivemos é normal», justificou. A partir daí, «tudo em aberto».
Um dado, na prática, mostrou que o ataque do V. Guimarães andou por baixo e evidenciou falta de rotina. Para Luciano Amaral as falhas têm uma explicação simples: «Se o ataque falhou foi porque atrás não passámos a bola como devíamos. A equipa é um todo. Agora já sabemos o que fazer, porque o 0-0 com o Basileia não é um resultado negativo e vamos à Suíça com a mentalidade de jogar forte e passar a eliminatória», salientou.
«Queremos três pontos frente ao V. Setúbal»
Deixado para trás o rescaldo europeu, segue-se a primeira partida do campeonato e percebe-se claramente a tentação de querer começar a liga portuguesa com êxito. «Queremos os três pontos e teremos um Vitória forte. A equipa estará mais solta e esperamos fazer um grande jogo frente ao V. Setúbal», diz, a uma semana do pontapé de saída no D. Afonso Henriques.
Trio falha 1.ª jornada
Luís Filipe, Sereno e Nuno Assis continuam a recuperar de lesão. O trio está fora das opções para a jornada inaugural da Liga e só Luís Filipe cumpre um regrado período de corrida à volta do relvado, a oito dias do início da Liga. Decorrente da partida com o Basileia, esta quinta-feira, o médio João Alves também só fez a corrida.