O seleccionador de Angola estará em Portugal no início do próximo ano para observar vários jogadores que poderão vir a reforçar a selecção. Há 100 jogadores nessas circunstâncias, revela Oliveira Gonçalves.
Hélio Roque é o caso mais recente de um jogador que opta por representar os «Palancas», como avançou o Maisfutebol e, embora evite falar de nomes, Oliveira Gonçalves reconhece que a estratégia se estende a vários jogadores.
«Em Portugal há 100 jogadores dos 15 aos 30 anos que nasceram em Angola e podem optar pela selecção angolana», afirma o treinador ao Maisfutebol, que deverá viajar integrado numa delegação que passará em Portugal 15 a 20 dias em contactos e observações.
A selecção de Angola está em renovação, depois da presença histórica na fase final do Mundial-2006 e da saída de alguns veteranos, e a opção por jogadores radicados na Europa ¿ em Portugal mas não só ¿ é clara.
«Estamos a renovar a nossa selecção em função da idade dos jogadores. Como vamos organizar a CAN-2010 e tencionamos lutar pela qualificação para o Mundial-2010, urge renovar», defende Oliveira Gonçalves: «Onde houver um jogador angolano que quer representar a selecção nacional nós estaremos atentos.»
O treinador fala depois daquilo que os jogadores que actuam na Europa podem acrescentar ao futebol angolano: «Estão num campeonato mais competitivo, têm outras condições, quer de trabalho quer sociais, estão muito bem preparados. Esses jogadores têm possibilidade de trazer mais qualidade ao nosso futebol.»
Depois do Mundial e já com a garantia da organização da Taça de África das Nações em 2010, os objectivos de Angola são ambiciosos. «Estamos a trabalhar para a CAN-2008, estamos a liderar o nosso grupo e podemos estar em três edições consecutivas da CAN pela primeira vez. Estar no Mundial é outra aposta que passa também por esse processo de renovação», afirma o treinador, deixando um desejo: «Seria bom voltarmos a estar na África do Sul.»