Emblema mítico do futebol espanhol, o At. Bilbao tem andado afastado das comemorações nos últimos anos. A equipa basca conquistou o último título nacional em 1984. Markel Susaeta e Ander Iturraspe, jogadores do atual plantel, ainda nem eram nascidos. Não estranha, por isso, que a receção ao Sporting seja encarada como o jogo mais importante das carreiras, ou não estivesse em causa o regresso a uma final europeia, trinta e cinco anos depois.

«Sabemos que temos uma oportunidade para fazer história e não a queremos desaproveitar. Nos meus cinco anos nesta equipa nunca disputei um encontro tão importante», disse o extremo direito Susaeta, nesta segunda-feira.

Até mesmo a presença na final da Taça do Rei em 2009, frente ao Barcelona (este ano repete-se o duelo), é colocada num patamar inferior. «A importância é similar, mas esta é uma competição europeia, pelo que este jogo tem mais valor», acrescentou Iturraspe.

O médio defensivo espera sair a sorrir do «encontro histórico», mas deixa elogios ao Sporting. «É uma grande equipa, e mostrou-o em Lisboa. Dificultaram-nos muito as coisas. Sabemos que temos as nossas possibilidades, mas eles têm muita qualidade. Pressionaram-nos muito em cima, e de forma asfixiante no meio-campo. Provocaram muitas perdas de bola e para além disso os laterais subiam muito», sustentou.

Opinião idêntica tem Susaeta, que recorda que o Sporting, na primeira mão, «saiu muito bem para o ataque e criou muito perigo». «A ver se atacamos mais agora», acrescentou, antes de completar a receita para o triunfo: «Precisamos apresentar muita mobilidade e consistência, atacar e remeté-los à área desde o primeiro minuto.»

O At. Bilbao foi finalista da Taça UEFA em 1977, mas perdeu o troféu para a Juventus. A equipa basca perdeu em Turim por 1-0, conseguindo em casa um amargo triunfo por 2-1.