No Campeonato do Mundo de 2003, João Neto conquistou a medalha de bronze na categoria de menos 73 kg e foi assim que garantiu a estreia olímpica. A qualificação deixa prever que se apresentará ao mais alto nível em Atenas, mas, para já, o judoca de Coimbra quer ir com calma e vai pedindo apenas «uma boa prestação».
Uma boa prestação será ficar entre os sete primeiros classificados em Atenas. João Neto está satisfeito com o trabalho realizado e está confiante. «As expectativas são muito boas. Fisicamente estou bem. Mentalmente, estou um bocado nervoso, agora que se aproxima a competição, mas estou confiante», afirma.
Para conseguir uma boa prestação, João Neto vai tendo de fazer uns quantos sacrifícios. Primeiro ao nível dos treinos. «O judo é a uma modalidade bastante dolorosa, com muita exigência física e onde é necessária também muita resistência», reconhece. E, depois, ao nível do peso. «Eu normalmente tenho de perder 7 quilos de peso antes da competição. Temos de passar muita fome», conta o judoca, que espera ainda perder pelo menos um quilo à custa da desidratação, já mesmo na recta final da preparação para Atenas.
João Neto
Idade: 22 anos
Profissão: estudante de Ciências Farmacêuticas
Modalidade: Judo (-73kg)
Clube: ACM Coimbra
Treinador: Fausto Carvalho
Presenças Olímpicas: não tem
Qualificação para Atenas: Setembro de 2003 (Campeonato do Mundo, no Japão)
Partida para Atenas: 11 de Agosto
Objectivo para Atenas: ficar entre os sete primeiros