A atleta portuguesa Patrícia Mamona considera «excelente» o quarto lugar alcançado na final do triplo dos mundiais de atletismo de pista coberta, em Sopot, Polónia, graças a um salto de 14,26 metros.

«Mostrou o bom estado de forma em que me encontro. Um quarto lugar é excelente, mas estava com esperança de chegar ao pódio e lutei pela medalha. Não consegui, faltou pouco», disse a atleta, ao sítio da Federação portuguesa de Atletismo (FPA).

Patrícia Mamona, que se tinha qualificado com 13,83 metros, logrou 14,26 metros na final, conseguidos na segunda de seis tentativas. Arrancou com um nulo, que repetiu na quarta tentativa e também na quinta, e ainda conseguiu mais dois saltos válidos – 14,25 metros, na sexta e última, e 14,22, na terceira.

«Estou feliz com este quarto lugar, que cria boas expectativas para o verão. Esta foi a minha primeira final de um campeonato do Mundo e gostei deste cheirinho a pódio. Por isso, vou continuar a trabalhar e a lutar para conseguir lá chegar», disse a atleta.

A prova foi ganha pela russa Ekaterina Koneva, com 14,46 metros, que saltou mais um centímetro do que a ucraniana Olga Saladukha (segunda, com 14,45) e mais sete em relação à jamaicana Kimberly Williams (terceira, com 14,39).

Patrícia Mamona tem 14,52 metros como recorde pessoal e na presente temporada já tinha saltado 14,36, o recorde de Portugal em pista coberta, a 23 de fevereiro, em Pombal.

«Esta prova também mostrou que tenho muita margem de progressão e isso dá-me mais vontade de continuar a trabalhar para saltar cada vez mais longe. Este verão, espero apresentar-se ainda melhor», concluiu a atleta do Sporting.