Portugal qualificou-se para a maratona de Águas Abertas na primeira vez que a disciplina integra o calendário dos Jogos Olímpicos. Daniela Inácio, desde os seis anos no país, mas nascida na Rússia, garantiu a estreia com um 14º lugar no torneio de qualificação, que decorreu precisamente no mesmo sítio onde esta madrugada, a partir das 02h00, entra em acção. A jovem de 19 anos vai ter pela frente 10km de prova, vai nadar pelo melhor resultado e para si não existem impossíveis.
O 12º dia de competição prossegue com o Taekwondo e a participação de Pedro Póvoa em -58kg. O dominicano Yulis Gabriel, 33º no Campeonato do Mundo, é o adversário do português nos oitavos-de-final e o combate está agendado para as 05h15. Pedro Póvoa foi nono no Mundial, quinto no torneio de pré-qualificação olímpica e primeiro na eliminatória final para os Jogos. Se tudo correr como o atleta espera, às 09h30 disputa os quartos-de-final.
Afonso Domingos e Bernardo Santos podem garantir esta quarta-feira a qualificação para a Medal Race da classe Star, depois de constantes adiamentos de regatas devido à falta de vento. A dupla está a três corridas do apuramento e o sexto posto que ocupam no momento, com 37 pontos, apenas mais 14 que os líderes suecos, podem colocar os portugueses em boa posição para discutir o pódio, caso concluam a fase de qualificação com sucesso.
Às 07h00 é a vez de Marcos Freitas competir na segunda ronda do torneio de Ténis de Mesa, o que também é inédito para Portugal, que nunca tinha atingido esta fase.
Segue-se Emanuel Silva, às 08h40, na meia-final de K1 1000m. Em Atenas 2004, o jovem canoísta foi sétimo classificado nesta prova.