blaugrana

Agora, cria suspiros de entusiasmo junto daqueles que melhor o conhecem. Albert Puig, técnico de David, considera-o «um portento de técnica» e está rendido ao seu pé esquerdo. Fala, porém, na «necessidade de adaptação a um novo ritmo de jogo». «Está a melhorar rapidamente, tal como aconteceu com o Leo Messi quando chegou da Argentina.»

Mas a história pública de David Zalzman começa em Agosto de 2005. Do alto dos seus nove anos, revelou três desejos perante uma câmara de televisão: jogar com a camisola da Venezuela, chegar a um campeonato do mundo e... tornar-se jogador do Barcelona.

«A qualidade que mais nos impressionou foi a inteligência futebolística. Tem uma visão de jogo fantástica dentro de campo. Mas possui também grandes qualidades técnicas, um pé esquerdo muito fino e bem educado», refere Albert Benaiges, um dos descobridores do novo talento.

Quanto a David, parece ainda viver um sonho. A imprensa espanhola já o persegue, tenta perceber o peso deste diamante em bruto, mas o pequeno venezuelano é de poucas palavras. «Aqui tenho de passar a bola depressa. Sou dos mais pequenos e se não passo a bola, eles acertam-me.»

Veja o vídeo e conheça David Zelzman, «o novo Messi»: