Com pompa e alguma circunstância o Barcelona anuncia «o novo Messi». Chama-se David Zalzman, tem 13 anos e actua nos iniciados do emblema catalão há cerca de dez meses. Depois e ter dado um recital de bom futebol num torneio em Espanha, foi avaliado na sua Venezuela natal pelo departamento de prospecção blaugrana.
Agora, cria suspiros de entusiasmo junto daqueles que melhor o conhecem. Albert Puig, técnico de David, considera-o «um portento de técnica» e está rendido ao seu pé esquerdo. Fala, porém, na «necessidade de adaptação a um novo ritmo de jogo». «Está a melhorar rapidamente, tal como aconteceu com o Leo Messi quando chegou da Argentina.»
Mas a história pública de David Zalzman começa em Agosto de 2005. Do alto dos seus nove anos, revelou três desejos perante uma câmara de televisão: jogar com a camisola da Venezuela, chegar a um campeonato do mundo e... tornar-se jogador do Barcelona.

«A qualidade que mais nos impressionou foi a inteligência futebolística. Tem uma visão de jogo fantástica dentro de campo. Mas possui também grandes qualidades técnicas, um pé esquerdo muito fino e bem educado», refere Albert Benaiges, um dos descobridores do novo talento.
Quanto a David, parece ainda viver um sonho. A imprensa espanhola já o persegue, tenta perceber o peso deste diamante em bruto, mas o pequeno venezuelano é de poucas palavras. «Aqui tenho de passar a bola depressa. Sou dos mais pequenos e se não passo a bola, eles acertam-me.»
Veja o vídeo e conheça David Zelzman, «o novo Messi»: