A «novela» em torno de Makukula prossegue agora com um novo protagonista: o Barcelona. O internacional português sub-21 que alinhou na última época ao serviço do Valladolid, por empréstimo do Nantes, foi dado como certo no Sevilha. Mas o Salamanca reivindicou o direito de opção de três milhões de euros que tem pelo avançado.
De acordo com o jornal desportivo espanhol «Marca», o Barcelona está interessado em adquirir o passe de Makukula para introduzi-lo numa suposta oferta pelo brasileiro Júlio Baptista. O brasileiro do Sevilha é uma prioridade para o clube catalão. Mas o presidente do clube andaluz já tornou claro que só liberta Baptista mediante o pagamento da cláusula de rescisão.
A «Marca» escreve que já não é certo que Makukula jogue só no Salamanca ou no Sevilha. O Salamanca não quer perder esta «batalha» mas o Sevilha baseia-se no compromisso assinado com o jogador. Ao que parece, Makukula terá uma palavra a dizer. Contudo, o avançado deverá ser vendido pelo Salamanca a outro clube.
Makukula já deixou claro que não quer jogar no Bétis, por respeito ao Sevilha. Osasuna, Valência e agora o Barcelona também já mostraram interesse no jogador.