O ucraniano Valentyn Melnychuk anunciou a intenção de abandonar o comando técnico da selecção portuguesa de basquetebol, poucos dias após o final da participação no Eurobasket, onde a equipa lusa chegou à segunda fase.
«Pelos vistos o meu trabalho em Portugal é uma etapa passada. Assim termina um dos períodos mais brilhantes da minha carreira. Não digo o que vai acontecer depois. Vou esperar propostas dignas de trabalho», disse o técnico, em entrevista ao jornal ucraniano «Gazeta po-Kievski» e reproduzida pela Agência Lusa.
Melnychuk realçou ainda na entrevista que «foi difícil tornar-se herói no país do futebol», mas explicou o segredo: «Se soubessem quantos esforços tive de fazer para alterar a psicologia dos meus jogadores! Eu dizia aos jogadores: Rapazes, os vossos antepassados dominaram meio mundo. Durante séculos a enorme Espanha tentou impor aqui o seu poder e não conseguiu! Então por que é que se consideram piores?»
O técnico considera que um dos factores que mais contribuíram para a boa prestação portuguesa no Eurobasket foi a preparação intensa dos jogos. «Eu descrevia, até ao mínimo pormenor, cada um dos nossos adversários. Ao mesmo tempo tinha de introduzir no nosso jogo pormenores com os quais os meus colegas treinadores não ousavam sonhar».
De acordo com fontes da federação ucraniana de basquetebol contactadas pela Agência Lusa, é possível que Valentyn Melnichuk assuma o comando técnico da selecção do seu país.