O português Neemias Queta declarou-se elegível para o Draft e pode vir a ser o primeiro jogador português na NBA.

O basquetebolista de 19 anos, nasceu em Lisboa, filho de pais guineenses, cresceu no Barreiro e formado no Barreirense, com uma passagem pelo Benfica, antes de rumar aos EUA, onde está há um ano e tem dado nas vistas pelos Utah State Aggies, da Universidade de Utah State.

O poste de 2,11 metros, internacional sub-20, venceu com a equipa a fase regular de Mountain West, o torneio de conferência e atingiu a fase final do basquetebol universitário norte-americano. Este sucesso levou-o a tentar a sorte no draft, decisão que anunciou nas redes sociais.

 

 

«Antes de mais, quero agradecer a todos por aquele que foi o ano mais extraordinário da minha vida. Ao vir de Portugal para Utah como um jovem de apenas 19 anos, nunca esperei todos os acontecimentos extraordinários que aconteceram neste último ano. De ganhar a Conferência até chegar ao torneio da NCAA e construir ligações para a vida. Adorei cada minuto», começa por escrever Neemias Queta.

«Após discutir com a minha família e staff técnico, decidi perseguir o meu sonho de jogar na NBA e declaro-me elegível para o Draft de 2019», escreveu Queta nas redes sociais. Tenciono contratar um agente com intenção de me manter no Draft, mas mantendo a possibilidade de voltar à escola», acrescentou.

O Draft está marcado para 20 de junho e, caso não seja escolhido por nenhuma equipa, Neemias Queta pode então regressar ao basquetebol universiário.