Beira Mar-Marítimo AO MINUTO

O Momento

Beira Mar:

A três jornadas do fim a esperança continua em Aveiro. Apesar do último lugar, a verdade é que uma vitória basta para repor a equipa à tona de água. A derrota do Moreirense ajudou e, caso o Olhanense também não vença, há boas perspetivas para a turma de Costinha, mas convém não voltar a dar tiros no pé. Já agora, uma nota à parte, só para assinalar o regresso a «casa» do menino de Cacia, nos arredores de Aveiro, que nasceu e cresceu para o futebol no Beira Mar. Falamos, claro, de Artur.

Marítimo:

Pedro Martins falou em três finais e só assim os insulares podem ambicionar ainda à Liga Europa, mas pode até nem chegar. São vários «cães» para um osso nesta altura e o Marítimo é o que parte mais atrás na corrida, fruto de três jogos consecutivos sem ganhar, os últimos dois até com derrotas, no «derby» madeirense, e na receção ao Benfica. Os verde-rubros são, todavia, bons a jogar fora de casa, onde detêm tantos pontos (17) como em casa.



Siga o Beira Mar-Marítimo AO VIVO

Ausências:

Beira Mar: Nuno Lopes, castigado; Rui Sampaio, lesionado.

Marítimo: João Luiz e Adilson, lesionados.

Discurso direto:

Costinha: «O Marítimo vem à procura de ganhar, o Pedro não sabe jogar de outra forma. Claro que ele sabe que nós também precisamos urgentemente de pontos. Será, por isso, um jogo de entrada de expetativa, mas entre duas equipas que vão querer ganhar.»

Pedro Martins: «Vamos ter um jogo difícil como é normal nesta fase do campeonato. O Beira-Mar precisa de vencer e nós também. Portanto, que tiver maior controlo emocional, que estiver mais sereno e cometer menos erros, terá vantagens para chegar à vitória. Não antevemos facilidades, antes pelo contrário, pois o Beira Mar é uma equipa com jogadores jovens e irreverentes e sabemos que nos vai criar dificuldades.»

Histórico de confrontos:

Os maritimistas estiveram entre 1992 e o ano passado, 20 anos, portanto, sem ganhar em Aveiro para o Campeonato, mas o último confronto foi favorável às cores verde-rubras (2-1). Já no ano anterior, a equipa madeirense tinha eliminado os aveirenses, em casa destes, da Taça de Portugal (0-1). As recordações recentes não são, por isso, as melhores, mas o Beira Mar leva vantagem nos confrontos em casa com os insulares. Em 19 partidas, nove vitórias contra quatro do adversário, havendo ainda a registar seis empates.

Equipas prováveis:

BEIRA MAR: Rui Rego; Pedro Moreira, Bura, Hugo e Hélder Lopes; Fleurival; Abalo, Rúben Ribeiro e Nildo; Balboa e Yazalde.



Outros convocados: Jonas, Jaime, Ricardo Dias, André Sousa, Serginho, Batatinha, Saleh e Camará.

MARÍTIMO: Salin; Briguel, Márcio Rozário, Roberge e Luís Olim; Rafael Miranda; Artur e David Simão; Heldon, Suk e Sami.

Outros convocados: Wellington, João Diogo, Igor Rossi, Marakis, Rúben Brígido, Fidélis e Danilo Dias.