Rui Pedro Soares informou esta quarta-feira a CMVM da aquisição de 5 por cento do capital social da SAD do Belenenses por um total de 50,04 euros.

Estes cinco por cento do capital social são materializados em 50 040 ações, cada uma vendida ao preço unitário de um cêntimo, em cumprimento do disposto na quinta cláusula do contrato compra e venda celebrado em dezembro de 2012.

Ora com esta transação, a qual foi executada a 2 de agosto, a Codecity Sports Management, Lda (empresa detida por Rui Pedro Soares) passa a deter 51,9 por cento do capital social da SAD: antes desta transação, já detinha 46,9 por cento.

No comunicado enviado à CMVM, a Codicity Sports Management (CSM) explica ainda que «a soma dos direitos de voto na Belenenses SAD imputáveis à CSM e às pessoas ou entidades que com ela estão em qualquer uma das situações previstas no artigo 20.º, número 1 do CVM continua a ser de, aproximadamente, 61,9%, correspondentes a 619.077 acções representativas de idêntica percentagem do capital social da Belenenses SAD».

Refira-se por fim que já estava contratualizado que Rui Pedro Soares ficaria com a maioria da SAD do Belenenses desde dezembro de 2012, quando as duas partes fizeram o contrato de venda de parte da SAD.

Na altura, porém, a legislação não permitia aos clubes deter menos do que quinze por cento do capital da SAD, o que foi alterado a 1 de maio: na altura em que Rui Pedro Soares comprou 46,9 por cento do capital social, ficou definido que compraria mais cinco por cento quando a legislação o permitisse. O que aconteceu agora.