O primeiro dia do mês de julho marca o regresso ao trabalho de FC Porto, Benfica e Sporting. Os «grandes» iniciam a preparação da época 2013/14 ainda com muito por definir no que diz respeito ao plantel, até porque o mercado está aberto até 31 de agosto, mas o MAISFUTEBOL faz o ponto de situação.

O defeso do Benfica tem sido marcado pela aposta no mercado sérvio, influenciada pelo excelente desempenho de Nemanja Matic na época anterior. As «águias» garantiram três internacionais sérvios para o ataque (Djuricic, Sulejmani e Markovic). A estes junta-se o compatriota Mitrovic, um reforço para o eixo da defesa, tal como Steven Vitória. E provavelmente Lisandro Lopez, ainda por confirmar oficialmente.

Por estes jogadores o Benfica já irá desembolsar mais de vinte milhões de euros, pelos valores noticiados, mas por reforçar estão as laterais defensivas, por exemplo, assim como a zona central do meio-campo, carenciada desde as saídas de Javi García e Witsel, há cerca de um ano.

Miguel Vítor e Aimar deixam o clube em final de contrato, mas outros jogadores estão de saída, como Kardec (associado ao Palmeiras, assim como Felipe Menezes) ou Nolito (próximo do Celta). Para Michel, Hugo Vieira, Yannick ou Mora, entre outros que estiveram cedidos, terá de ser encontrada nova solução. Jogadores como Luisinho e Urreta, pouco utilizados na última época, também não devem integrar o plantel.

A transferência de Garay é dada como provável, e por clarificar está ainda a situação de Cardozo, que desentendeu-se com o técnico Jorge Jesus na final da Taça de Portugal.

Permanências: Artur, Paulo Lopes, Maxi Pereira, André Almeida, Luisão, Jardel, Roderick, Melgarejo, Matic, Enzo Pérez, André Gomes, Salvio, Ola John, Gaitán, Lima, Rodrigo

Entradas: Djuricic (Heerenveen), Markovic (Partizan), Sulejmani (Ajax), Mitrovic (Kortrijk), Steven Vitória (Estoril)

Saídas: Miguel Vítor (PAOK), Aimar e David Simão (Arouca)

Dúvidas: Lisandro; Garay, Luisinho, Nolito, Carlos Martins, Urreta, Cardozo, Nélson Oliveira, Kardec, Oblak, Rúben Amorim

Por colocar: Mora, Yannick, Felipe Menezes, Michel, Nuno Coelho, Diego Lopes, José Luis Fernández, Jara e Hugo Vieira