O avassalador ataque do Benfica, já com 51 golos em 19 jogos da Liga, provoca mossa nos adversários, obrigados muitas vezes a recorrer a faltas para travar a «avalanche» ofensiva encarnada. Muitas faltas que se traduzem em muitas expulsões nos jogos frente à equipa de Jorge Jesus. João Pereira, na meia-final da Taça da Liga, em Alvalade, foi apenas a última «vítima» de um total de dezoito expulsões nos 25 jogos que o clube da Luz já realizou esta temporada nas competições nacionais.
Todas as estatísticas da Liga
Os encarnados terminaram cinco jogos com o adversário reduzido a nove jogadores e outros cinco com o adversário reduzido a dez. A estas expulsões juntam-se ainda os casos polémicos de Hulk e Sapunaru, já no final do jogo com o F.C. Porto, na Luz, e ainda a expulsão de Tiago do banco de suplentes do Sporting no último jogo da Taça da Liga.
Números que se destacam numa comparação com os jogos do Sp. Braga e do F.C. Porto, os adversários directos na luta pelo título na Liga, que, juntos, somam praticamente o mesmo número de adversários expulsos do que o Benfica. Os minhotos jogaram oito vezes com adversários em inferioridade numérica, enquanto o F.C. Porto jogou por três vezes contra nove e outras quatro contra dez.
O Sporting está ainda mais longe destes números, contando com tantos jogadores expulsos (5) como o número de adversários que viram o vermelho (5). Os leões jogaram apenas uma vez contra nove e três contra dez, mas também já jogaram reduzidos a nove, no Dragão, e por três vezes reduzidos a dez, a última das quais no último embate com o Benfica.
No plano inverso, o Benfica soma três expulsões, incluindo a de Cardozo no túnel do Braga. Além do paraguaio, os encarnados perderam Di María frente ao Olhanense (neste jogo os algarvios também contaram duas expulsões) e ainda a de Carlos Martins no triunfo sobre o V. Guimarães, com o médio a ser expulso depois de ter bisado frente aos minhotos na 17ª jornada.
O F.C. Porto também soma três expulsões, sem contar com os casos do túnel da Luz, jogando com dez frente ao P. Ferreira (Hulk), U. Leiria (Fernando) e no jogo da Taça frente ao Belenenses (Rodríguez). O Sp. Braga, por seu lado, além do caso de Leone, expulso ao intervalo do jogo com o Benfica, tal como Cardozo, soma apenas mais duas expulsões: Paulo César na Taça frente ao Freamunde e Mosiés no recente embate com o Belenenses.
Jogadores expulsos nos jogos frente ao Benfica
V. Guimarães-Benfica, 0-1 (2ª jornada da Liga): Flávio Meireles (61m) e Nuno Assis (90m).
Benfica-Leixões, 5-0 (6ª jornada da Liga): Pouga (27m) e Nuno Silva (55m).
Benfica-Nacional, 6-1 (8ª jornada da Liga): Patacas (82m) e João Aurélio (88m).
Sp. Braga-Benfica, 2-0 (9ª jornada da Liga): Leone (45m)*
Benfica-V. Guimarães, 0-1 (5ª eliminatória Taça de Portugal): Desmarets (90m)
Olhanense-Benfica, 2-2 (13ª jornada da Liga): Djalmir (26m) e Miguel Garcia (90m).
Benfica-F.C. Porto, 1-0 (14ª jornada da Liga): Hulk e Sapunaru**
Marítimo-Benfica, 0-5 (16ª jornada da Liga): Olberdam (31m) e Robson (45m).
V. Setúbal-Benfica, 1-1 (18ª jornada): Neca (90m).
Benfica-U. Leiria, 3-0 (20ª jornada da Liga): Elias (75m).
Sporting-Benfica, 1-4 (meias-finais da Taça da Liga): João Pereira (7m) e Tiago***
*Expulsão ao intervalo depois dos incidentes no túnel.
**Expulsões no final do jogo na sequência dos incidentes no túnel.
***Expulso do banco de suplentes.