Jan Oblak está nesta altura em vantagem e tudo aponta para que seja o escolhido de Jorge Jesus para defender a baliza do Benfica no clássico: as boas exibições do jovem esloveno (de apenas 21 anos) nos quatro jogos consecutivos oferecem excelentes garantias aos responsáveis técnicos.

Oblak, recorde-se, foi chamado pela primeira vez no jogo da 13ª em Olhão, sendo titular a partir daí nos restantes três jogos: na 14ª jornada da Liga, com V. Setúbal, no jogo com o Nacional da Taça da Liga e no jogo com o Gil Vicente da Taça de Portugal.

O guarda-redes ainda não sofreu golos desde que foi chamado aos 68 minutos do jogo com o Olhanense, mantendo por a baliza inviolável: são 292 minutos consecutivos sem sofrer golos. 

Ora por isso parte em vantagem sobre Artur Moraes, que entretanto recuperou da lesão e surge completamente apto, para merecer a titularidade no clássico com o FC Porto, um jogo de exigência máxima para qualquer guarda-redes. 

No entanto é impossível nesta altura dar garantias, uma vez que Jorge Jesus só costuma tomar as decisões finais mais próximo dos jogos.