O Benfica voltou aos treinos nesta quinta-feira, pela primeira vez desde a conquista do título. E a sessão decorreu dentro do espírito de festa, de portas abertas e com muita animação.

Destaque para a presença de Mantorras, cuja ausência das comemorações do título motivou várias questões, e para a ausência de Carlos Martins e Aimar. Ambos foram dispensados para tratar de assuntos pessoais, mas devem integrar a digressão de final de época à América do Norte, na próxima semana. Já não treinam de resto os jogadores convocados para o Mundial 2010: Fábio Coentrão, Luisão, Ramires, Cardozo, Maxi Pereira e Di María.

Com cerca de 800 pessoas nas bancadas, o plantel entrou no relvado já dividido em duas equipas, e a saudar o público que cantava «Campeões! Campeões».

Após um aquecimento muito curto, seguiu-se uma «peladinha» bem descontraída. Quim, Moreira e Júlio César foram avançados, Saviola e Rúben Amorim alternaram numa das balizas. De um lado juntaram-se nove brasileiros, incluindo o guarda-redes Douglas, dos juniores, e ainda os adjuntos Raul José e Luís de Matos. De colete laranja jogou a equipa do «Resto do Mundo», por assim dizer, com Jesus incluído. A arbitragem esteve a cargo do médico Bento Leitão, que foi muito contestado e até chegou a ser derrubado no meio dos protestos.

A equipa laranja acabou por vencer, mas os números do triunfo são polémicos. 10-7 ou 9-7, é a dúvida. Um golo de Javi García gerou animada discussão (sempre com Bento Leitão no meio), já que o médio espanhol escondeu o colete e pediu a bola a David Luiz, que se deixou iludir. Assim que concluiu a jogada, Javi tirou o colete dos calções para os festejos. Um momento que provocou gargalhada geral.

Pela equipa laranja marcaram Quim (2), Miguel Vítor, Rúben Amorim, Mantorras (g.p.), Nuno Gomes e Javi García (3 golos limpos e o tal da polémica). Os tentos da equipa branca foram da autoria de David Luiz, Sidnei (2), Airton (2), Luís de Matos e Weldon, este último com uma grande penalidade «à Panenka».

O Benfica volta a treinar no Seixal na manhã desta sexta-feira, pelas 11 horas. Já com o título garantido, e apenas com a digressão em perspectiva, a sessão de trabalho voltará a ser muito animada.