O corpo de Manuel Bento está em câmara ardente no Barreiro e são muitos os que passam pela igreja de Nossa Senhora do Rosário esta sexta-feira para se despedirem do antigo guarda-redes, falecido na quinta-feira.
Antigos jogadores, dirigentes e árbitros, ou cidadãos anónimos, todos partilham sentimentos entre a dor por uma perda súbita e as memórias de quem conviveu de perto com Bento.
Artur Santos, antigo defesa do Benfica, levou ao Barreiro uma camisola do clube que será colocada sobre o caixão. Não se cruzaram no campo, Bento chegou quando Artur Santos saiu, ainda assim as recordações são muitas. «Ainda convivemos muito, nos últimos tempos. Sou o responsável pelo Sport Saudade e Benfica e o Bento não participava mais nos nossos jogos por causa do trabalho que tinha no Benfica. Vai deixar muita saudade, toda a família benfiquista vai sentir a falta do Bento, que foi um dos maiores guarda-redes da história de Portugal», recorda Artur Santos, que esteve também na gala do Benfica com o antigo guarda-redes, na véspera da sua morte.
Bandeira, que foi capitão do Barreirense, recorda um Bento jovem e emotivo. «Tenho muitas recordações do Bento. A primeira é de umas palavras de um treinador, o Vieirinha, que disse: «Temos ali um miúdo que até dá gosto chutar as bolas para ele.» Nos anos seguintes foi o que se viu. Dávamo-nos bem, íamos a casa um do outro», recorda.
O antigo defesa evoca uma estória elucidativa da garra e da personalidade de Bento. «Tinha uma capacidade tão grande que tínhamos de sair do balneário para o Bento aquecer. Fazia um aquecimento louco, era bolas por todo o lado», conta Bandeira, recordando também como Bento tinha um feitio irascível e lamentando que o amigo, que já tinha tido antecedentes de problemas cardíacos, não tivesse tido mais cuidado nos últimos tempos.
Chalana e Shéu foram alguns dos antigos jogadores do Benfica que passaram pelo Barreiro, tal como o ex-árbitro Carlos Valente. O corpo de Bento continua em câmara ardente esta sexta-feira e amanhã seguirá para o cemitério dos Olivais, onde será cremado, pelas 19h.