A relevância do momento impõe uma motivação à altura. O Boavista recebe no sábado o líder da Zona Centro da II Divisão, o Tondela, e só um triunfo poderá manter os axadrezados na corrida pela subida.

Movidos pela imperatividade dos três pontos, os dirigentes do histórico emblema portuense não hesitaram: desafiaram antigas glórias a participar num vídeo que passa agora, dia após dia, no balneário do Bessa.

«É o jogo mais importante dos últimos anos»

O Maisfutebol teve acesso exclusivo às imagens. Ion Timofte, Petit, Nelo e Mário Silva foram, ao longo da última semana, reforços de peso para a alma do grupo às ordens de Filipe Gouveia.

Não há táctica prevalente, programação pensada ao milímetro, gestão de rigor cirúrgico. A hora é de apelo visceral ao coração, de vénia à paixão. O ponto de partida para o Boavista-Tondela é, precisamente, a celebração louca que tomou conta da cidade do Porto naquele 18 de Maio de 2001.

«Pode ser estabelecido um ponto de comparação com essa vitória diante do Desp. Aves, que confirmou o título nacional. Devemos ter em mente isso. Os jogadores vão entrar em campo com t-shirts a dizer Eu acredito», revelou Rémulo Marques, director desportivo do Boavista.

Mário Loja, um dos membros mais experientes do plantel, assume que o vídeo está a mexer com todos. «É um orgulho enorme recordar todas as conquistas, algumas das quais tiveram a minha presença. Vejo antigos colegas que não esquecem o clube e percebo que o Boavista é muito grande.»

«De certeza que o Boavista vai voltar à primeira divisão»

Ion Timofte é um caso paradigmático de amor incondicional. O antigo internacional romeno abriu um hotel no seu país que se chama Boavista, precisamente, e está regularmente no Bessa a acompanhar o trajecto do clube na II Divisão. Petit é outro dos que faz questão de estar no estádio, sempre que vem a Portugal.

«Todos eles querem ajudar o Boavista, são pessoas muito presentes», confirma Rémulo Marques. Mário Loja, por seu lado, espera que o espírito de superação se apodere até dos mais novos.

«Eles estão perfeitamente identificados com a grandeza do clube. É uma instituição com crédito europeu, não é um emblema qualquer. De certeza que o Boavista vai voltar à primeira divisão.»

Veja o vídeo que passa no balneário do Boavista: