Equipamentos com cores, padrões e feitios fora do comum já não são novidade, mas na Argentina o equipamento alternativo do Boca Juniors está a gerar polémica. Em causa está a cor escolhida pelo clube: cor de rosa.

De acordo com o jornal Olé, a Associação de Futebol da Argentina vai aplicar uma multa ao Boca Juniors, caso a equipa se apresente no próximo jogo, diante do Rosario Central, com o polémico equipamento cor-de-rosa. O organismo exige que o clube entre em campo com a tradicional camisola azul e dourado.

O equipamento tem gerado controvérsia entre os adeptos da equipa argentina e nas redes sociais. No entanto, o secretário-geral adjunto do Boca Juniors garantiu que o uniforme será usado no domingo porque tem sido um «êxito de vendas», apesar de «ser uma cor difícil de digerir».

O polémico equipamento, criado pela Nike, tem como base uma lenda do clube. Alegadamente, o clube já usou a cor rosa como equipamento, apesar de não existirem fotografias ou descrições que o comprovem.

De acordo com a lenda, o tom rosa foi usado devido aos métodos pouco evoluídos de tingir as camisolas de vermelho. Há também quem diga que o equipamento vermelho acabou por perder a cor e tornar-se rosa depois de ser várias vezes lavado à mão.