O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

DIOGO NOBRE, PEIMARI UNITED (FINLÂNDIA)

«É com enorme prazer que estou de volta ao Made In, que nos dá o prazer de ouvir e contar as histórias de quem é português e está lá por fora, como é o meu caso.

Depois de vários artigos em que contei episódios engraçados do que me aconteceu na Finlândia (e que não tinha nunca como objectivo ridicularizar o país que me deu a oportunidade de ser profissional, mas sim mostrar que, por muito que estudemos o jogo, nunca estamos devidamente preparados) venho agora contar os nossos progressos a nível de desenvolvimento do clube, nas suas componentes de competição e formação.

Mas depois do primeiro ano, pego nas palavras de alguém que disse «quem só de futebol sabe, nem de futebol sabe». Isso ilustra o que se passou aqui, até pormos o clube devidamente a funcionar.

Para começar devo falar da equipa sénior, que já foi campeã (mesmo ainda faltando duas jornadas) com os nossos três jogadores portugueses em grande destaque.

O Adimar Neves (central) é neste momento o jogador com mais minutos da equipa e, tal como o guarda-redes Pedro Cardoso, contribuiu para o que é até ao momento o melhor registo defensivo de todos os campeonatos na Finlândia (três golos sofridos em 16 jogos).

O extremo Tiago Ramalho, que se apresentou numa forma incrível e tem o recorde de 17 golos e 15 assistências em 12 jogos, infelizmente não pode dar mais o seu contributo à equipa porque depois de uma entrada violenta precisou de recorrer à cirurgia ao joelho direito. Vai parar seis meses, mas contribuiu para que tenhamos o melhor diferencial de golos de toda a Finlândia também (73 golos marcados/três sofridos).

Para concluir, só dizer que todo o plantel tem estado fantástico e que temos 16 jogos e 16 vitórias no campeonato.

Na formação, o treinador Hugo Henriques foi campeão regional com os juniores-D (nascidos em 2001) onde damos mais valor aos objectivos formativos do que competitivos, e que por isso foi uma agradável surpresa verificar que as equipas jovens estão a evoluir tanto, a nível de qualidade de jogo, mas ao mesmo tempo aumentando a ambição de ganhar títulos, o que não é normal nesta zona rural, fora dos grandes certos urbanos.

Neste momento em que a época está a acabar, estamos agora focados em dois grandes projectos:

. «Construção da Peimari Arena», que nos vai permitir já este Inverno a prática do futebol. O projeto conta com uma grande base de voluntariado de toda a comunidade, que oferece dias de trabalho fazendo o que sabe, principalmente pessoas ligadas à construção e que dão um grande apoio. Juntamente com os patrocinadores tentam erguer a arena com menos custos possíveis para o clube;

. «Peimari Utd. nas escolas», que consiste em eu e o Hugo visitarmos, turma a turma, as escolas primárias locais, para dar aulas de futebol nas manhãs. Os miúdos estão a adorar e claro que o objetivo (que já está a ser conseguido) é trazer mais miúdos para os treinos de futebol à noite. A Finlândia é um país que vive muito o Hóquei no gelo e por isso temos de levar até eles o futebol, para que queiram experimentar e perceber como é divertido.

Como disse, já garantimos o título de campeão. Tudo foi decidido neste jogo: