Pedro Caixinha, treinador do Nacional, em declarações na sala de imprensa do Estádio do Gil Vicente, no final do triunfo por 3-0, que é a sua primeira vitória no comando técnico dos madeirenses:

«Foi importante entrar a ganhar, mas tivemos mérito nisso. Sabíamos que na bola parada ia entrar ali e podíamos explorar as faixas, como aconteceu no cruzamento do Candeias que dá o segundo golo. Mas há que louvar a atitude dos jogadores. Foi a primeira vitória, que conseguimos, mas o grupo tem sido fantástico e tem sabido levantar a cabeça. Vínhamos de uma derrota na Taça da Liga que nos retira aspirações em ir à meia-final e ainda não tínhamos vitórias fora. E foi a primeira derrota caseira do Gil e a primeira vez que o Nacional marcou três golos. No entanto, só somamos 3 pontos, não ganhamos nada. Podemos fazer 18 pontos na viragem do campeonato e encaramos o futuro de forma risonha e ambiciosa. Queremos sorrir no final.»

[Sobre o jogo com o Sporting, para a Taça de Portugal] «É o primeiro de dois jogos, numa competição diferente, a eliminar. Vamos preparar esses 180 minutos com a certeza que vai ser difícil e que o Sporting vai tentar fazer tudo para resolver o jogo na primeira mão. A nossa ambição de chegar à final terá de ser superior a tudo isso. Podemos chegar a Alvalade de olhos no adversário, mas sabemos que o favorito é o Sporting. Falou-se que não quisemos alterar a data do jogo e é verdade. Era uma data que fazia parte do calendário definido, fazia parte do nosso planeamento e não havia uma data livre. Em termos temporais somos nós que ficamos prejudicados. Tanto na primeira mão como no jogo que se segue. Jogamos hoje, eles ontem, jogamos no domingo seguinte e eles na segunda. Mas não é problema nenhum para nós e vamos a alvalade com toda a ambição.»

[Sobre a ausência de Mateus e a saída de Felipe Lopes] «O Mateus seguiu o seu caminho e desejo-lhe o melhor a ele e à sua selecção. O Felipe saiu por força do mercado e das necessidades que existem. Sempre demos importância àqueles que temos e que cá estão. O grupo sabe que vão chegar mais pessoas que vêm para ajudar.»



A crónica do jogo

Os destaques do jogo