Vanderlei Luxemburgo estreou-se no banco do Fluminense com uma vitória, quebrando um ciclo de cinco derrotas consecutivas do campeão em título e retirando-o da zona de descida. O antigo internacional português Deco saiu ainda na primeira parte, debaixo dos insultos dos adeptos, queixando-se de dores na coxa. Fred, que até falhou um penalty, foi a tempo de dar a vitória aos cariocas perante um dos líderes, o Cruzeiro.

A primeira parte do encontro num Maracanã despovoado foi marcada pelo domínio dos visitantes. O clube de Belo Horizonte teve algumas boas oportunidades para marcar, mas o guarda-redes Diego Cavallieri opôs-se quase sempre bem. Depois veio a lesão de Deco, aos 37 minutos, entrando Felipe para o lugar do internacional português. Luxemburgo reorganizou a sua equipa e o «Tricolor» subiu de produção.

Aos 44, Fred desperdiçou o penalty e a recarga, com o guarda-redes Fábio em grande plano. Nada parecia correr bem ao Flu. No entanto, iria mesmo aparecer o golo redentor, aos 77 minutos. Cruzamento de Carlinhos e a bola a sobrar para Fred que, de cabeça, voltou a mostrar o que é um ponta de lança.

O Fluminense chega aos 12 pontos e ganhou novo fôlego para os dois jogos fora de casa que se avizinham: Ponte Preta no domingo, em Campinas; e Vitória, quarta-feira, em Salvador.

O Cruzeiro pode perder a liderança ainda nesta ronda.