Paulo Duarte, seleccionador do Burkina Faso, é o único português a competir na Taça das Nações Africanas, que terá lugar no Gabão e na Guiné Equatorial, entre 21 de Janeiro e 12 de Fevereiro. O treinador, de 42 anos, está desde 2008 ao comando da selecção africana, que chegou a dividir com uma breve passagem pelos franceses do Le Mans. Na última edição, despediu-se da CAN na fase de grupos.

Mas o futebol luso também vai estar representado na 28ª edição da taça africana através de seis jogadores: Djalma (Angola/FC Porto), Mateus (Angola/Nacional), Djamal (Líbia/Sp. Braga), Balboa (Guiné Equatorial/Beira Mar), Ndiaye (Mali/V. Guimarães) e Yaméogo (Burkina Faso/Camacha).

Angola apresenta-se, assim, como a selecção com mais representantes da liga portuguesa, face às chamadas dos avançados Djalma e Mateus, numa convocatória que inclui mais oito jogadores (Marco Airosa, Kali, Zuela, André, Osório, Dedé, Wilson Alegre e Carlos) e um treinador (Lito Vidigal) que já pisaram os relvados nacionais. Os «palancas negras» contam, também, com um ex-«red devil», Manucho.

Na estreia da Guiné Equatorial, destaque para a participação de Balboa, ex-Real Madrid e Benfica e que representa, actualmente, o Beira Mar. É a primeira vez que o atacante participa na CAN.

Destaque, ainda, para o «desconhecido» Narcisse Yaméogo, avançado do Camacha da II Divisão, e que chegou a representar o Sp. Braga no início da carreira. Será a terceira participação do jogador de 31 anos na taça africana, depois de 2002 e 2010.

CAN2012: quem sucede ao Egipto?

CAN2012: Egipto tem sete títulos, todos os vencedores

CAN2012: arranque é já no sábado, conheça o calendário