O Gana, finalista em 2010, é um dos favoritos à conquista da CAN2012, que decorre no Gabão e na Guiné Equatorial, até 12 de Fevereiro, aberto que está o caminho com a ausência do Egipto. Os «faraós», tricampeões em título e sete vezes vencedores, são os grandes ausentes da 28ª edição da Taça das Nações Africana, depois de terem falhado a qualificação.

As «estrelas pretas», que surpreenderam no último Mundial (foram eliminadas nos quartos-de-final por um penalty falhado e estiveram muito perto de tornarem-se na primeira selecção africana a chegar às meias-finais), já ergueram esta taça por quatro vezes (1963, 1965, 1978 e 1982). E em 2010 perderam na final com o Egipto, por 0-1, seguindo-se a excelente participação no Campeonato do Mundo.

O Gana, que integra o Grupo D, juntamente com o Mali, a Guiné-Conacri e o estreante Botswana, não poderá contar com a estrela da equipa, o médio Michael Essien, do Chelsea, devido a lesão, e ainda com Kevin Prince-Boateng, médio do Milan, que jogou o último Mundial mas que renunciou à selecção. John Mensah (Lyon), Asamoah Gyan (Sunderland), André Ayew (Marselha) e Sulley Muntari (Inter) estão, contudo, à disposição do seleccionador Goran Stevanovic, ex-jogador sérvio que passou por Portugal entre 1993 e 1997 (Farense, V. Setúbal, Campomaiorense e U. Madeira).

Também a Costa do Marfim, de Didier Drogba (Chelsea), está na linha da frente para suceder ao Egipto. Esta poderá ser a última oportunidade para a sua «geração de ouro» conquistar o maior título africano de selecções, depois da final perdida para o Egipto em 2006.

Nesse ano, com Didier Drogba em grande forma, os «elefantes» estiveram a um passo de conquistar a CAN pela segunda vez na sua história (1992), mas sofreram uma dramática derrota frente ao Egipto, no desempate por grandes penalidades.

Mesmo com 33 anos, o avançado dos «blues» continua a ser uma das referências da equipa, que inclui, ainda, estrelas como o seu colega no Chelsea Salomon Kalou, Gervinho (Arsenal), Yaya Touré e Kolo Touré (ambos Manchester City) e Emmanuel Eboué (Galatasaray). A Costa do Marfim vai disputar o Grupo B, com Angola, Burkina Faso de Paulo Duarte e Sudão.

Além do Egipto, destaque para as ausências também de vulto dos Camarões (tal como o Gana quatro vezes vencedor da CAN) e da Nigéria (dois títulos).

Marrocos e Tunísia, que têm algum historial no futebol africano, aparecem como «outsiders». E além do Botswana, também o Niger e a Guiné Equatorial, uma das selecções anfitriãs, são estreantes na prova. O Gabão, outro dos anfitriões, é considerado uma das equipas mais tecnicistas de África e que, certamente, não vai querer desperdiçar o factor casa.

A 28ª edição da CAN decorre no Gabão e na Guiné Equatorial, entre 21 de Janeiro e 12 de Fevereiro.

CAN2012: Egipto tem sete títulos, todos os vencedores

CAN2012: arranque é já no sábado, conheça o calendário

CAN2012: um português e seis representantes em prova