Francisco Miguel Meireles Von-Doellinger Castro, ou simplesmente Castro, é um nome vagamente familiar aos adeptos do futebol português. O médio, actualmente com 31 anos, alternou momentos de brilhantismo com arreliadoras lesões, condicionando a sua afirmação. Agora, capitaneia o Moreirense na Liga de Honra.

A equipa de Moreira de Cónegos vai receber o F.C. Porto, na IV eliminatória da Taça de Portugal.

Castro, elogiado por quem o acompanhou ao longo dos anos, espera experimentar o seu pontapé temível, sabendo que irá encontrar um adversário à altura do outro lado do terreno de jogo.

«Ora bem, acho que o Hulk chuta mais forte que eu, é mais novo¿ Mas atenção, posso dizer que as minhas qualidades, nesse capítulo, se mantiveram intactas ao longo do tempo. Vamos ver como será no jogo», brinca Castro, respondendo à questão levantada pelo Maisfutebol.

O experiente médio foi acumulando uma popularidade indesejada, sendo encarado como um jogador com irremediáveis problemas físicos.

«Fica a amargura por não ter tido uma carreira melhor, toda a gente via que tinha grandes qualidades. Ainda assim, sinto-me orgulhoso por ter resistido às lesões. Criou-se a ideia que eu era um jogador complicado. Ia para o E. Amadora, para a I Liga, mas o Dauto Faquirá entendeu na altura que eu não tinha condições. Nos últimos três/quatro anos, fiz 30 jogos por época. Ou seja, mesmo indo abaixo, consegui voltar», frisa.

«Preferíamos um grande mais à frente»

Castro partilha o sentimento generalizado no Moreirense. O clube, actualmente na Liga de Honra, preferia apanhar um «grande» noutra fase da Taça de Portugal. «Vi o sorteio no televisor, antes estava a acompanhar no Maisfutebol. É bom jogar contra com o F.C. Porto, mas preferíamos que fosse mais à frente.»

«Não temos a ambição de vencer a Taça, mas queríamos outras equipas nesta altura. Vamos apanhar um F.C. Porto que está muito forte. O favoritismo é total para o F.C. Porto, mas somos fortes em casa. As pessoas de Moreira de Cónegos merecem isto, não temos nenhuma obrigação de vencer, portanto iremos fazer o nosso jogo e obrigar o Porto a suar», remata o médio do Moreirense.

Conheça o pontapé de Castro: