O Sporting está a um ponto de chegar pela segunda vez na sua história aos oitavos de final da Liga dos Campeões e joga em casa do Chelsea quando a equipa de José Mourinho já tem apuramento e primeiro lugar garantidos. No limite, se o Schalke não vencer o Maribor, até uma derrota serve aos leões, naquela que é apenas a primeira vez no seu percurso de Champions que chegam ao último jogo a lutar pelo apuramento. O cenário é animador, mas os leões correm contra a história.

Siga o Chelsea-Sporting EM DIRETO

O cenário é também inédito. Em 2008, na única vez em que se qualificaram para os oitavos de final, os leões já tinham o assunto resolvido antes da derradeira jornada. Nas outras quatro participações na Champions, chegaram à última ronda já sem hipóteses de continuar na prova.

Agora, um ponto garante o apuramento sem depender do resultado do Schalke, mas para isso o Sporting também precisa de fazer algo que nunca foi feito por nenhuma equipa portuguesa: pontuar em Stamford Bridge. O Chelsea venceu todos os confrontos em casa com portugueses: foram quatro, três frente ao FC Porto e uma frente ao Benfica. O registo europeu dos leões fora de casa, nos últimos anos, também não ajuda. Nos últimos 17 jogos só venceu um, frente ao Zurique, em 2011/12.

A única equipa portuguesa que ainda luta pelo apuramento nesta última semana europeia do ano (o FC Porto já está apurado, Benfica, Estoril e Rio Ave eliminados), o Sporting chega a Stamford Bridge depois de uma campanha em crescendo. Com apenas um ponto à entrada para a quarta jornada, venceu os dois jogos seguintes e colocou-se em excelente posição. Partia como a equipa portuguesa teoricamente menos cotada, saindo do Pote 3, como ainda nesta terça-feira lembrou Marco Silva.

O Sporting chega a Londres também com várias baixas. Antes de mais Nani, lesionado, tal como Jefferson. Cédric, a cumprir castigo, também não é opção.

A outra má notícia para os leões chama-se Newcastle. Venceu o Chelsea no fim de semana, naquela que foi a primeira derrota dos Blues, o que coloca alguma pressão adicional sobre José Mourinho, para um jogo que à partida encararia com maior tranquilidade noutras circunstâncias. Ainda assim, o treinador português vai fazer seguramente alterações na equipa, tendo já assumido que não terá Terry, Hazard ou Willian, e tendo incluído nas opções uma jovem promessa da formação dos Blues, Ruben Loftus-Cheek.


Equipas prováveis:

Sporting



Chelsea