A China, país anfitrião do Campeonato Asiático de Futebol 2004, que começa no próximo dia 17, quer seguir o exemplo de sucesso português na organização do Euro 2004. «Nós temos de aprender com Portugal, eles organizaram um Campeonato Europeu de grande sucesso», afirmou esta terça-feira à imprensa chinesa o secretário-geral do comité organizador, Zhang Jilong.
Para Jilong a China só quer ser diferente do nosso país numa coisa: o dirigente espera que a sua selecção consiga, ao contrário da equipa das quinas, ganhar o torneio. «Se a selecção chinesa não vencer, este Campeonato Asiático não será perfeito, nem poderá ser chamado como o melhor de sempre», explicou o responsável da organização.
A China prometeu um «tratamento de reis» aos jogadores da sua selecção para os incentivar a vencer os rivais asiáticos e conseguirem arrastar os adeptos do país mais populoso do Mundo para os estádios.
A China viveu o momento mais alto da sua curta história de uma década de futebol profissional no Mundial da Correia/Japão em 2002, onde a equipa se estreou em competições do género. Para desalento dos adeptos a selecção chinesa terminou em penúltimo lugar, sem qualquer golo marcado.