A experiência ainda é um posto. Nem um castigo de cinco jogos, aplicado pela federação inglesa, impediu que Alex Ferguson fizesse o seu trabalho. Para a recepção ao Bolton, o técnico do Manchester United arranjou uma ligação directa entre a bancada e o banco.

E o termo «directa» não surge aqui por acaso. Conservador, Ferguson não recorreu ao telemóvel. O contacto foi estabelecido através de dois telefones fixos. E cada vez que era preciso corrigir alguma coisa, lá se via Ferguson a esticar a mão para o telefone, sem precisar de marcar o número. Só faltou mesmo pintar o telefone de vermelho, para parecer a famosa linha directa de comunicação entre Washington e Moscovo.

Graham Poll, antigo árbitro internacional inglês, já defendeu, em artigo de opinião, que os castigos da federação inglesa deviam limitar qualquer contacto entre o treinador e a equipa, à semelhança do que acontece na provas da UEFA. Ferguson só se sentou no banco. De resto, teve a possibilidade de dar a palestra à equipa e comunicou com o banco.

Veja as imagens: