O empate (0-0) consentido na Choupana deixa tudo em aberto para a próxima quinta-feira em Birmingham. O Nacional acredita que pode voltar a entrar na fase de grupos da Liga Europa, mesmo sabendo que a tarefa não será nada fácil, pois terá pela frente uma boa equipa e um estádio cheio e escaldante.

Claudemir vai voltar à titularidade, pois João Aurélio vai cumprir um jogo de castigo, face aos dois cartões amarelos que já viu na Liga Europa. O brasileiro quer agarrar a oportunidade e ajudar a atingir a meta traçada, ultrapassando o conjunto inglês.

«Estamos a preparar o jogo, com atenção particular às bolas paradas, para que possamos fazer uma boa partida», começou por revelar o lateral direito alvinegro. E questionado se espera um encontro difícil, foi claro na resposta: «Vai ser ainda mais difícil do que foi aqui. Temos de ser inteligentes e ser rápidos para os surpreender no contra-ataque. Eles vão querer resolver logo a eliminatória nos primeiros minutos».

Quanto ao jogar num estádio cheio e com um apoio muito forte por parte dos adeptos ingleses, Claudemir diz que o Nacional está preparado: «Jogam em casa, com muito público a apoiar, mas temos de estar preparados para essa pressão e trazer a vitória. Já estamos acostumados a jogar num estádio cheio, a grande maioria dos jogadores já passou por essas experiências e pode ajudar alguns que possam não estar tão tranquilos nesse aspecto».

João Aurélio tinha sido titular frente ao Birmingham na primeira-mão mas vai cumprir um jogo de suspensão. O defesa brasileiro quer agarrar a sua oportunidade: «Somos dois jogadores, eu e o João, para a mesma posição. O João Aurélio tem estado bem e o treinador é que decide quem joga. Agora vou ter a minha oportunidade e espero conseguir agarrá-la».

Confiança. É este o estado de espírito do grupo nacionalista. «Acho que podemos passar a eliminatória. A nossa meta é entrar na fase de grupos. O Nacional vai jogar de acordo com o que temos preparado, vendo a forma como eles jogam. Todos os minutos serão importantes e teremos de estar sempre concentrados. Nos primeiros 15 minutos vão pressionar o que é normal. Mas estamos preparados para tal», concluiu Claudemir.

Jogo treino com os juniores

Em dia de sessão dupla, o plantel liderado por Ivo Vieira, cumpriu esta manhã um jogo treino contra a formação júnior nacionalista. O técnico testou a estratégia e as alternativas possíveis de forma a surpreender o Birmingham. Ao final da tarde, mais um treino à porta fechada. Refira-se que a turma da Madeira parte para Birmingham na quarta-feira de manhã, via Lisboa, local onde irá apanhar um voo charter até Inglaterra.